Fernando Henrique Cardoso é Doutor e Mestre em Sociologia e Direito pelo PPGSD/UFF. Pesquisador do LAESP/UFF Laboratório de Estudos sobre Conflitos, Cidadania e Segurança Pública.
Observando Criminologia, Direito, Filosofia, Tecnologia e Economia, Fernando realizou uma pesquisa ousada no Doutorado, indo além dos temas onde já era referência, para pensar os crimes econômicos na dimensão digital, desde o Direito Penal Econômico.
Doutorado envolvendo os “ilegalismos privilegiados” desse âmbito citado, com uma sofisticada e original análise dos funcionamentos e dispositivos analisados, tratando-se tanto de um trabalho jurídico-penal técnico, quanto criminológico, sociológico e filosófico, fundamental na atualidade.
“Descrente” da solução penal há muito tempo, Fernando Henrique Cardoso Neves é parte histórica da crítica criminológica brasileira, integrando uma nova geração de juristas críticos, ávidos por conhecimento e transformação.
Michel Foucault, Pierre Bourdieu, Louk Hulsman, Thomas Mathiesen, Nils Christie, juntamente a nomes atuais, como Vera Malaguti Batista, Nilo Batista, Eugenio Raúl Zaffaroni, Vera Regina Pereira de Andrade, Acácio Augusto (entre muitos outros), são alguns dos nomes que perpassam o andamento desse conceito (em movimento) e sua aplicação e afetação em diferentes trabalhos e pesquisas.
Vale conferir sua Tese de Doutorado defendida na prestigiada Universidade Federal Fluminense (UFF), com o título “‘Vontade de Punir’ – A Gestão de Ilegalismos no âmbito da Lavagem de Dinheiro em uma Economia Global e Digitalizada”, ano de obtenção do título, 2023.
- Orientador: Lênin dos Santos Pires.
Para conferir o episódio completo, clique AQUI