Criminologia 4.0 – Uma análise documental das estatísticas criminais no âmbito dos Criptoativos e do Cybercrime

Fernando Henrique Cardoso Neves
Doutorando e Mestre em Sociologia e Direito pelo PPGSD/UFF. Pesquisador do LAESP/UFF– Laboratório de Estudos sobre Conflitos, Cidadania e Segurança Pública.
Coordenador do Projeto de Extensão “UFF nas Ruas” na frente de Prática Penal.
Professor. Advogado.
 
Lucas Holmes de Rezende Serrano
Pós-graduando em Compliance Criminal e Responsabilidade Empresarial pelo CEPED/UERJ. Pós-graduado em processo penal pelos Instituto de Direito Penal Económico e Europeu (IDPEE) da Faculdade Coimbra, em parceria com o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM).
Advogado.
 
 

A quarta edição do Congresso de Pesquisa de Ciências Criminais (CPCRIM) foi realizada nos dias 21, 22 e 23 de outubro de 2020. Pela primeira vez, o Congresso ocorreu na modalidade virtual e descolou-se da programação oficial do Seminário Internacional de Ciências Criminais.

A realização online permitiu o acesso de pesquisadoras e pesquisadores de diversos estados do país, como Alagoas, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pará, Paraná e Roraima, entre outros. Inaugurado em 2017, o CPCRIM oferece uma oportunidade de troca de conhecimento entre pesquisadores, incentivando discussões sobre temas de Ciências Criminais, Direitos Humanos e Ciências Sociais, além de ampliar a rede de contatos entre estudantes de semelhantes áreas de investigação.

No grupo de trabalho Direito Penal Econômico, nosso sócio-fundador apresentou o trabalho “Criminologia 4.0 – Uma análise documental das estatísticas criminais no âmbito dos Criptoativos e do Cybercrime”, que investigou a produção de relatórios sobre as cifras de crime no âmbito econômico e cibernético, trazendo à tona os paradoxos presentes nestes dados tidos como oficiais.

Tratou-se de uma das primeiras pesquisas documentais sobre o tema, em especial com o viés crítico trazido pelos autores.

Os anais de IV Congresso de Pesquisa em Ciências Criminais, de natureza científica, reúnem as investigações apresentadas nos Grupos de Trabalho a fim de seguir contribuindo com o campo de investigação. O CPCRIM garantiu um espaço consolidado de discussão, reflexão e de fortalecimento da produção acadêmica no país, em consonância com a história, a atuação e os ideiais do IBCCRIM. As opiniões expressas nos artigos, bem como a correção ortográfica e gramatical de cada trabalho, são de inteira responsabilidade dos autores.

Para ter acesso ao documento completo, CLIQUE AQUI.

#advocaciacriminal #IBCCRIM

Compartilhe:

Posts Relacionados